Francisco Maia & Associados
   
 

Artigos escritos pelo Advogado/Engenheiro publicados em órgãos da imprensa

Leia também os artigos no lugarcerto.com.br do Jornal Estado de Minas (+)


Artigos



 
 
História da Medalha Eurico Ribeiro 

O IBAPE está divulgando os nomes de todos profissionais que foram agraciados com a medalha Eurico Ribeiro pelos melhores trabalhos técnicos apresentados nos COBREAPs (Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias) até hoje. Fundador e primeiro presidente da Associação  Brasileira de Entidades de Engenharia de Avaliações e Perícias (ABRAP) hoje IBAPE, Eurico Ribeiro foi fundamental para a integração da categoria em nível nacional, bem como para a própria expansão do setor no Brasil. O engenheiro formou-se pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou pós-gradução em engenharia Econômica no ano de 1962 e estudou mecânica de solos durante dois anos nos Estados Unidos. Também fez curso na Holanda. Foi fundador e presidente do Instituto de Engenharia de Avaliações e Perícias do Paraná (INAPAR/PR) e proferiu inúmeras conferências por todo o Páis. Eurico Ribeiro faleceu em 6 de outubro de 1981, em Curitiba, devido a insuficiência cardíaca. A medalha denominada Eurico Ribeiro foi criada a partir de uma sugestão do então vice-presidente da ABRAP, arquiteto Sergio de Oliveira Soares, na Assembléia Geral da entidade em 1983, que antecedeu o Congresso realizado em 1984. O atual diretor extraordinário do IBAPE, Sergio Soares, faz um relato sobre Eurico Ribeiro, sua contribuição para o desenvolvimento da engenharia de avaliações e perícias e a medalha criada na sua gestão.

Diz o arquiteto:

"Este nome Eurico Ribeiro se confunde com a nossa Entidade, ontem "ABRAP" hoje "IBAPE". O trabalho diuturno nos anos 70 gerou nomes como Xisto Albano de Azevedo Guedes e Rubens Borges Bezerra, que na ocasião representavam o Nordeste; Murilo Pessoa, a região Sudeste; e Ibá Ilha Moreira, o Sul. Era o respaldo que Eurico Ribeiro precisava para dar início à formação estimulada de institutos estaduais, objetivando dessa forma a elaboração de uma norma brasileira de avaliações, o que efetivamente atingimos com a promulgação da  NB-502. A tenacidade, o esforço, a dedicação de Eurico Ribeiro, transformou a ABRAP de quatro estados iniciais (Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambucano) para onze estados irmanados ainda em sua gestão e como previu em seu discurso... "seremos o Brasil todo amanhã", o que hoje realmente somos no IBAPE. Nós que ao lado de Ibá Ilha Moreira tivemos muitas horas de convívio, quando aprendemos com ele a necessidade de nos unirmos, pra que além de sermos grandes, fossemos uma entidade que representasse este nosso País continental. Por isto, é que nos sentimos felizes em termos sugerido e aprovado em Assembléia Geral da ABRAP hoje IBAPE, a medalha Eurico Ribeiro, para que distinguisse os melhores trabalhos apresentados em nossos COBREAPs. Só assim não perderíamos a memória de nossa instituição e valorizaríamos aqueles colegas que se destacaram com o brilhantismo de seus trabalhos."

Galeria dos laureados com a Medalha Eurico Ribeiro

IV COBREAP - 1984 - Porto Alegre/RS

  • Engenharia de Avaliações e Perícias

Engº Ibá Ilha Moreira - Engº Rogerio Medeiros Ilha Moreira - Engº Ronaldo Medeiros Ilha Moreira - Engº Rosamaria de Medeiros Arnt - Arqº Sergio de Oliveira Soares - Engº Rubens Alves Dantas

V COBREAP - 1987 - Recife/PE

  • Engenharia de Avaliações e Perícias

Engº Marcos Wolfferson

VI COBREAP - 1990 - Belo Horizonte/MG

  • Perícias de Engenharia

Engº Júlio Cesar Ribeiro de Barros

  • Engenharia de Avaliações

Engº Gilson Pereira de Andrade Lima

VII COBREAP - 1993 - Natal/RN

  • Perícias de Engenharia

Eng/Adv Francisco Maia Neto

  • Engenharia de Avaliações

Engº Luiz Fernando Cravalho Moller

VIII COBREAP - 1995 - Florianópolis/SC

  • Perícias de Engenharia

Engº Isabela Beck da Silva Gianakos - Engº Manoel Luiz Leão 

  • Engenharia de Avaliações

    Engº Marco Aurélio Stumpf Gonzalez

IX COBREAP - 1997 - São Paulo/SP

  • Perícias de Engenharia

Engº Cesar Augusto Santos - Engº Mauro Esperanza Neto 

  • Engenharia de Avaliações

Engº Rubens Alves Dantas

X COBREAP - 1999 - Porto Alegre/RS

  • Perícias de Engenharia

Engº Afonso Pedro Maia

  • Engenharia de Avaliações

Engº Carlos Alberto Peruzzo Trivelloni
Engº Norberto Hochheim

XI COBREAP - 2001 - Guarapari/ES

  • Perícias de Engenharia

Eng/Adv Francisco Maia Neto

  • Engenharia de Avaliações

Engº Gilson Pereira de Andrade Lima

 

 

Belo Horizonte
Rua Congonhas, 494 -Santo Antonio
CEP 30330-100 Telefone: (31)3281.4030
email: geral@precisaoconsultoria.com.br